v. 1 n. 1 (2022): Revista Científica Faculdade IPPESP
A criação de uma Revista Científica é sempre acompanhada de grande expectativa, considerando que a iniciativa valoriza a difusão do conhecimento no âmbito das diferentes instituições de ensino e pesquisa em nosso país, conferindo notória visibilidade da produção científica institucional e contribuindo para a democratização da ciência.
Cabe ressaltar, no entanto, que a concepção, a construção, a organização e a publicação de uma revista científica, seguindo padrões editoriais modernos e de qualidade, representa uma tarefa árdua para a equipe editorial, a qual impõem inúmeros desafios em prol do desenvolvimento científico.
As revistas eletrônicas (como a Revista Científica da Faculdade IPESSP - RCFIPESSP), ou as Revistas impressas, ainda são consideradas como o modo mais rápido e economicamente viável, para os pesquisadores fazerem circular e tornar visíveis os resultados dos seus trabalhos. Pois, é por meio de uma publicação científica que a sociedade toma conhecimento dos resultados de um trabalho de pesquisa e o que este representa para a coletividade.
Partindo dessas considerações, apresentamos a Revista Científica da Faculdade IPESSP que, aliada a missão institucional, tem o propósito de fortalecer e impulsionar a produção científica, contribuindo para a formação profissional e evolução da ciência. Para registrarmos o momento, manifestamos nossos votos de pleno sucesso aos gestores, editores, docentes, discentes, pós-graduandos e a todos os envolvidos nesta empreitada, que recebem hoje um moderno veículo de difusão de conhecimento técnico-científico.
Nesta primeira Edição, tivemos a oportunidade de publicar o Artigo da Professora Nilva Aparecida Oliveira, Diretora e fundadora do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo (IPESSP), cujo artigo foi extraído da pesquisa de Dissertação de Mestrado Profissional em Educação nas Profissões da Saúde da Faculdade de Ciências Médicas e da saúde.
Será uma publicação semestral com a missão de divulgar resultados de investigações científicas relacionadas a área da Saúde, proporcionar a atualização e aprimoramento de profissionais da área em âmbito nacional, além de incentivar a produção de artigos científicos nas seguintes áreas: Diagnóstico Laboratorial, Cardiologia, Farmácia, Biologia, Fisioterapia, Radiologia, Reabilitação, Ensino em Saúde, Estética e Cosmética, e Gestão em Saúde.
A RCFIPESSP será inter e multidisciplinar, arbitrada, aberta a contribuições de autores nacionais e estrangeiros. Irá publicar prioritariamente, pesquisas originais com contribuições relevantes para a área da Saúde, realizadas com rigor científico e que possam ser replicadas e generalizadas.