Avaliação dos egressos da Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia e Hemoterapia do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo - IPESSP
Palavras-chave:
Especialização, Avaliação institucional, Educação em saúdeResumo
Realizou-se um estudo transversal, descritivo quantitativo-qualitativo sobre o impacto na vida profissional com 86 (29,55%) egressos do período de 2008 a 2020 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Hematologia e Hemoterapia de São Paulo. Aplicou-se um questionário semiestruturado on-line, baseado no Modelo de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho adaptado que considerou as características do curso, reações e aprendizagem. As características do curso como duração (89,53%) e adequação ao mercado profissional (98,84%) foram adequadas. Quanto as reações o curso auxiliou na melhoria da inserção profissional (76,62%) e gerou maior segurança na atuação profissional (55,84%). Na aprendizagem, os hábitos de leitura de artigos e publicações científicas aumentaram após o curso; porém, mantiveram-se baixas a produção científica e a participação em eventos.
Referências
ABBAD, G.; GAMA, A.L.G.; BORGES-ANDRADE, J.E. Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, [s. l], v. 3, n. 4, p. 25-45, 2000.
ABBAD, G.; BORGES-ANDRADE, J.E.; SALLORENZO, L.H.; GAMA, A.L.G.; MORANDINE, D. Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho. Revista de Psicologia Organizacional Trabalho, [s. l], v. 2, n. 1, p. 129-161, 2001.
APRILE, M.R.; BARONE, R.E.M. Educação superior: políticas públicas para inclusão social. Revista Ambiente Educação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 39-55, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/534/505. Acesso em: 13 jan. 2021.
BASTOS, L.F.L; CIAMPONE, M.H.T; MIRA, V.L. Avaliação de suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos enfermeiros. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [s. l], v. 6, n. 21, p. 1274-1281, 2013.
BATISTA, C.B. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbaroi, [s. l], v. 38, p. 97-125, 2013.
BROCCO, A.K. “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, São Paulo, v. 248, n. 98, p. 94-109, 2017.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
JUNQUEIRA, P.C.; ROSENBLIT, J.; HAMERSHLAK, N. História da hemoterapia no Brasil. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 3, n. 27, p. 201-207, 2005.
SEMESP. Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. 2019. Disponível em: https://www.semesp.org.br/. Acesso em 21 jan. 2021.
THACHIL, J.; CUSHMAN, M.; SRIVASTAVA, A. A proposal for staging COVID-19 coagulopathy. Res Pract Thromb Haemost, [s. l], v. 5, n. 4, p. 731-736, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nilva Aparecida Oliveira, Flávio Morgado, Gabriela Rodrigues Zinn, Raquel Aparecida de Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Declaração de Direito Autoral - Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam na RCFIPESSP concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.
Este é um artigo de acesso aberto sob a licença CC- BY