Avaliação dos egressos da Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia e Hemoterapia do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo - IPESSP

Autores

  • Nilva Aparecida Oliveira Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo
  • Flávio Morgado Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Gabriela Rodrigues Zinn Universidade de São Paulo.
  • Raquel Aparecida de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de São Paul

Palavras-chave:

Especialização, Avaliação institucional, Educação em saúde

Resumo

Realizou-se um estudo transversal, descritivo quantitativo-qualitativo sobre o impacto na vida profissional com 86 (29,55%) egressos do período de 2008 a 2020 do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Hematologia e Hemoterapia de São Paulo. Aplicou-se um questionário semiestruturado on-line, baseado no Modelo de Avaliação do Impacto do Treinamento no Trabalho adaptado que considerou as características do curso, reações e aprendizagem. As características do curso como duração (89,53%) e adequação ao mercado profissional (98,84%) foram adequadas. Quanto as reações o curso auxiliou na melhoria da inserção profissional (76,62%) e gerou maior segurança na atuação profissional (55,84%). Na aprendizagem, os hábitos de leitura de artigos e publicações científicas aumentaram após o curso; porém, mantiveram-se baixas a produção científica e a participação em eventos.

Biografia do Autor

Nilva Aparecida Oliveira, Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo

Diretora do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo

Flávio Morgado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Gabriela Rodrigues Zinn, Universidade de São Paulo.

Doutora em Enfermagem pela Universidade de São Paulo.

Raquel Aparecida de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de São Paul

Assistente Doutor da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo.

Referências

ABBAD, G.; GAMA, A.L.G.; BORGES-ANDRADE, J.E. Treinamento: análise do relacionamento da avaliação nos níveis de reação, aprendizagem e impacto no trabalho. Revista de Administração Contemporânea, [s. l], v. 3, n. 4, p. 25-45, 2000.

ABBAD, G.; BORGES-ANDRADE, J.E.; SALLORENZO, L.H.; GAMA, A.L.G.; MORANDINE, D. Projeto instrucional, aprendizagem, satisfação com o treinamento e autoavaliação de impacto do treinamento no trabalho. Revista de Psicologia Organizacional Trabalho, [s. l], v. 2, n. 1, p. 129-161, 2001.

APRILE, M.R.; BARONE, R.E.M. Educação superior: políticas públicas para inclusão social. Revista Ambiente Educação, São Paulo, v. 1, n. 2, p. 39-55, 2018. Disponível em: http://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/view/534/505. Acesso em: 13 jan. 2021.

BASTOS, L.F.L; CIAMPONE, M.H.T; MIRA, V.L. Avaliação de suporte à transferência e impacto de treinamento no trabalho dos enfermeiros. Revista Latino-Americana de Enfermagem, [s. l], v. 6, n. 21, p. 1274-1281, 2013.

BATISTA, C.B. Movimentos de reorientação da formação em saúde e as iniciativas ministeriais para as universidades. Barbaroi, [s. l], v. 38, p. 97-125, 2013.

BROCCO, A.K. “Aqui em casa a educação é muito bem-vinda”: significado do ensino superior para universitários bolsistas. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, São Paulo, v. 248, n. 98, p. 94-109, 2017.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

JUNQUEIRA, P.C.; ROSENBLIT, J.; HAMERSHLAK, N. História da hemoterapia no Brasil. Revista Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, São Paulo, v. 3, n. 27, p. 201-207, 2005.

SEMESP. Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo. 2019. Disponível em: https://www.semesp.org.br/. Acesso em 21 jan. 2021.

THACHIL, J.; CUSHMAN, M.; SRIVASTAVA, A. A proposal for staging COVID-19 coagulopathy. Res Pract Thromb Haemost, [s. l], v. 5, n. 4, p. 731-736, 2020.

Downloads

Publicado

01.09.2022

Como Citar

1.
Aparecida Oliveira N, Morgado F, Rodrigues Zinn G, Aparecida de Oliveira R. Avaliação dos egressos da Pós-Graduação Lato Sensu em Hematologia e Hemoterapia do Instituto de Pesquisa e Educação em Saúde de São Paulo - IPESSP. RCFIPPESP [Internet]. 1º de setembro de 2022 [citado 21º de novembro de 2024];1(1):12. Disponível em: https://rcfipessp.com.br/index.php/rcfipessp/article/view/2