Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 10-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Os manuscritos devem ser submetidos à RCFIPESSP exclusivamente pelo Sistema que emitirá um protocolo de identificação. No momento da submissão o autor precisa anexar no sistema:

  • Title Page no formato .doc ou .docx;
  • Arquivo do manuscrito no formato .doc ou .docx;
  • Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa.

Os formulários individuais, aprovação do Comitê de Ética ou declaração informando que a pesquisa não envolveu seres humanos devem ser digitalizados em formato JPG ou PDF ou Assinados Digitalmente e enviados pelo sistema de submissão.

No recebimento do manuscrito é feita a conferência do texto e da documentação. Havendo pendências serão solicitadas correções. O não atendimento dessas correções implica no cancelamento imediato da submissão.

 

Instruções para o preparo dos Manuscritos

Para a composição do texto a RCFIPESSP adota as normas de publicação (Estilo Vancouver). Os manuscritos submetidos devem ser redigidos em português ou inglês.

Estrutura do artigo

Os manuscritos devem ser estruturados contemplando os seguintes itens:

Título, Autores, Resumo, Palavras-Chave, Abstract, Keywords, Introdução, Métodos, Resultados, Discussão, Conclusão e  o conteúdo do texto deve expressar contribuições do estudo para o avanço do conhecimento na área. Recomenda-se a utilização de guias internacionais no preparo dos manuscritos.

Para a contagem do número de palavras deve-se desconsiderar o título, o resumo, as ilustrações e as referências.

Formatação do manuscrito

  • Formato .doc ou .docx;
  • Papel tamanho A4;
  • Margens de 2,5 cm;
  • Letra tipo Arial 10 pt, em todo o texto;
  • Espaçamento 1,5 entre linhas em todo o texto;
  • Parágrafos alinhados em 1,0 cm.

Título

Deverá ser colocado na Title Page e na primeira página do Manuscrito, no idioma que foi escrito o texto na íntegra, em alinhamento justificado, em negrito, conciso, informativo, com até 15 palavras. Usar maiúscula somente na primeira letra do título. Não utilizar abreviações. Em Português e em Inglês.

Autores

Os autores devem ser identificados exclusivamente numa página separada do manuscrito - Title Page. Devem vir por ordem de autoria (se houver mais de um), com credencial na sequência do nome, constando as seguintes informações: nome completo, E-mail (preferencialmente institucional), Instituição de origem e número de Registro ORCID.

O número máximo de autores é limitado a seis (06). Em casos excepcionais poderá ser acrescentado mais autores, entretanto esses casos serão julgados pela Comissão Editorial frente a justificativa apresentada pelos mesmos.

Resumo

Deverá ser estruturado em objetivos, método, resultados e conclusão, redigido em parágrafo único, apresentado na primeira página do manuscrito e conter entre 100 a 150 palavras, apenas no idioma que foi escrito o texto na íntegra.

Palavras-Chave

Devem ser apresentados de 3 (três) a 5 (cinco) descritores ao final do resumo, que servirão para indexação dos trabalhos. Para tanto os autores devem utilizar os “Descritores em Ciências da Saúde” da Biblioteca Virtual em Saúde, usando o descritor exato.

Abstract

Quando da aprovação do artigo para a publicação será solicitada a tradução do Resumo para a versão do texto em inglês.

Keywords

Devem ser apresentados de 3 (três) a 5 (cinco) descritores ao final do resumo, que servirão para indexação dos trabalhos. Para tanto os autores devem utilizar os “Descritores em Ciências da Saúde” da Biblioteca Virtual em Saúde, usando o descritor exato. Deverão ser traduzidas em inglês.

Introdução

O texto deve ser breve que apresente de forma clara e objetiva o problema estudado, fundamentado em referencial teórico pertinente e atualizado. Deve ser enfatizada a relevância da pesquisa, elaborada com base em lacunas do conhecimento que sustentem a justificativa. Ao final, devem-se apresentar os objetivos da pesquisa.

Métodos

O texto deverá definir o tipo de estudo, o local e o período em que a pesquisa foi realizada. Deverá apresentar fonte de dados, delimitando, no caso da população estudada, os critérios para inclusão e exclusão e seleção do número de sujeitos. Deverá detalhar todos os procedimentos de coleta e fundamentos da análise de dados, incluindo o conteúdo dos instrumentos de coleta de dados.

As Pesquisas realizadas no Brasil devem explicitar cuidados éticos, informando aplicação do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido para pesquisas com seres humanos e número de aprovação da pesquisa em comitê de ética em pesquisa.
Autores estrangeiros devem informar os procedimentos adotados no país de origem da pesquisa.

Resultados

O texto deverá ser apresentado de forma clara e objetiva, sem incluir interpretações ou comentários pessoais. Os resultados expressos em tabelas, gráficos e figuras são encorajados, mas ao mesmo tempo, deve-se evitar a repetição das informações em forma de texto. Em pesquisas quantitativas devem ser, necessariamente, apresentados separadamente da discussão. Para pesquisas qualitativas o autor pode optar, tendo em vista os desenhos metodológicos utilizados.

Discussão

O texto deverá ser concebido a partir dos dados e resultados obtidos, enfatizando as inovações resultantes da investigação e evitando a repetição de informações apresentadas em seções anteriores (introdução, método e resultados). Todos os resultados devem ser discutidos, tendo como apoio em referencial teórico estritamente pertinente, atualizado e que permita identificar diálogo com outras pesquisas já publicadas. Deverá ser apresentada as limitações do trabalho.

Conclusão

O texto deverá ser articulado a partir dos objetivos do estudo, fundamentado nas evidências encontradas na pesquisa. Deverá demonstrar claramente o alcance do estudo por meio de conclusões gerais que possam ser detalhadas e fundamentadas. Deverá mostrar as lacunas decorrentes da realização da pesquisa, apontando potenciais aspectos para as pesquisas futuras.

Siglas e abreviações

O uso de siglas e abreviações, os termos por extenso, correspondentes devem preceder sua primeira utilização no texto, com exceção de unidades de medidas padronizadas.

Notas de rodapé

Devem ser indicadas por asteriscos, iniciadas a cada página e restritas ao mínimo indispensável.

Ilustrações

São permitidas tabelas ou figuras (quadros, gráficos, desenhos, fluxogramas e fotos) que devem estar inseridas no corpo do texto logo após terem sido mencionadas pela primeira vez.

As tabelas devem ser apresentadas conforme as Normas de Apresentação Tabular, da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), disponível em: http://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf;

Os títulos das tabelas devem ser concisos e precisos indicando o local do estudo e ano a que se referem os dados e apresentados acima da tabela.

Os títulos das figuras devem ser concisos, precisos e apresentados acima das figuras.

Citações

As citações “ipsis literis” de referências devem-se usar aspas na sequência do texto.

As citações de falas/depoimentos dos sujeitos da pesquisa devem ser apresentadas em estilo itálico e na sequência do texto.

Referências

São permitidas até 25 referências em artigos originais e teóricos. Para os de revisão não há restrição. Devem representar e sustentar o estado da arte sobre o tema, ser atualizadas e procedentes, preferencialmente, de periódicos qualificados.

Dissertações, teses, livros, documentos oficiais, resumos em anais de eventos e links da Internet são considerados textos de literatura cinzenta e deve ser restrita a no máximo três citações por artigo. A exatidão das informações nas referências é de responsabilidade dos autores.

Quando são enviadas fora das normas, acarretam em atraso o processo de avaliação do manuscrito.

No texto devem ser numeradas consecutivamente, de acordo com a ordem em que forem mencionadas pela primeira vez, identificadas por números arábicos sobrescritos entre parênteses, sem espaços da última palavra para o parêntese, sem menção aos autores.

Ao fazer a citação de referências sequenciais separe-as por um traço [ex. (1-3)].

Ao fazer a citação de referências intercaladas separe-as por vírgula [ex. (2,6,11)].

As regras de referência da REE têm como base as normas adotadas pelo Comitê Internacional de Editores de Revistas Médicas (estilo Vancouver), publicadas no ICMJE. Agradecimentos e Financiamentos

Agradecimentos e/ou indicação das fontes de apoio da pesquisa, devem ser informados na Title Page.

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